sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE



Os atletas da equipe da Ponte Preta que está em destaque no link FUTEBOL ARTE TANGARAENSE, Cidoka fernandes me passou a ordem dos atletas na foto:
EM PÉ:ferrão, dobico(in-memoriam, Zé Pretinho, Zó, Bento, Severino da Véia e Cidoka Fernandes.
AGACHADOS: Altair, Champirra, Renato (in-memoriam), Zé Honório e Dr. Duda. 





ASA BRANCA
A equipe abaixo que parece com o Santos de Pelé ou o Botafogo de Garrincha equipes de ouro dos anos 60, é na realidade uma equipe tangaraense de nome Asa Branca que atuou em nosso município no ano de 1964.
EM PÉ: ZÉ DE NAZARÉ, ANTÔNIO FINUCA, RUBENS DE LUIZ LÓLÓ, ANTÔNIO, JOACYR E DOMINGOS.
AGACHADOS: CÉSAR BARBOSA, ZÉ PRETINHO, ZÉ DARCY, BERAL, ZÉ ANACLETO e MIGUEL PINHEIRO.
Mas antes entre 1962 e 63 alguns atletas formaram uma equipe para jogarem um amistoso no vizinho município de Sitio Novo, não temos os nomes dos atletas. 

As fotos foram cortesias do amigo Beral que está contribuindo para que o nosso blog ultrapasse fronteiras com notícias da nossa terra, sinceramente agradecido.
                                                         


HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE "ESPECIAL"
por Nildo Ângelo
A matéria de hoje é dedicada à um dos maiores desportistas que Tangará jé teve, jogava bem, mas o destaque maior foi fora do campo, organizando e fazendo o futebol tangaraense despontar em uma época de dificuldades, e através de Dobico o futebol da nossa cidade esteve degraus acima no âmbito regional e com reconhecimento no amadorismo em todo o estado.


Tempos de ouro em apresentações amistosas ou em competições com destaque no matutão de 79, Com Dobico no comando a Ponte Preta conquistou a chave regional com folga como destaca a reportagem de um jornal com circulação estadual.


Foi Dobico quem deu oportunidades a muitos garotos que estavam começando no futebol como exemplo citamos Fernando FERRÃO Marinho, que elogia, agradece e reconhece que Dobico foi quem o promoveu para o futebol.

PONTE PRETA DE MUITAS GLÓRIAS COMANDADA POR LUIZ FERNANDES PEREIRA (DOBICO)
Muito dedicado a família e aos amigos, foi sempre querido por todos.

Hoje completa 02 anos da partida de Luiz Fernandes Pereira, carinhosamente chamado por todos de Dobico. As lembranças são constantes por parte de todos que conviveram com ele, tive o prazer de conhecer Dobico que é primo legítimo da minha mãe, também o vi jogar bola e observei a paixão que tinha   pelo futebol amador, pelo Abc e o Vasco da Gama.


Todos sentimos saudades, Dobico hoje encontra-se em um plano superior e o Senhor Deus em sua infinita bondade, dar o conforto necessário aos familiares e amigos, existe uma frase que representa a breve passagem de Dobico no plano material: "Viveu a vida de maneira que sua falta será sempre sentida". 

Algumas mensagens de amigos exemplifica o que Dobico representa:


Cidoka Fernandes                                                                                         
Mano volto a reafirmar tudo que disse no dia 03.12.09,eu jamais,mas jamais mesmo esquecerei de ti,enquanto vida eu tiver você continuará vivo na minha memória e no meu coração,você sempre será o líder de todos os seus doze irmãos,desejo que você continue descansando em paz... um beijão desse seu mano que te amou muito ontem,que te ama hoje e continuará te amando por toda a eternidade ... 22 mar
Amélia Dantas   BICO!!! Há QUANTA SAUDADES!!!
Você era muito nosso afilhado de batismo afilhado de matrimonio dos meus pais. E muito alem era nosso amigo de verdade. Não é atoa que todas as noites seu nome é lembrado nas orações de painho em voz alta. Era muito da nossa casa. “Até a morada Eterna somos vizinhos.” Descanse em paz. 28 mar
Bilica Fernandes Que saudades, nosso mano respeitado por todos os irmãos e o tio querido dos sobrinhos. Que esteja participando do banquete junto ao Senhor! 26/06/2010
Fernando/Ferrão de Tangará
quero dar os meus elogios (in memoriam) a dobico que foi ele quem fez o nosso futebol ter uma arrancada na midia naquela época, pessoa que deu força e chance para mim.
eu chamava ele cariosamente de tio BICO,saudades deste grande homem,todos os tangaraense tem que ter orgulho desta pessoa,que hoje é ANJO.23/03/2010

      DEPOIMENTO

        Cidoka Fernandes 21 ago
"DOIS ANOS SEM DOBICO "




































Neste dia 21 de Agosto de 2011 está completando dois anos que o Mano DOBICO nos deixou para ir morar no céu,quanta falta você faz mano velho,pra mim ainda continua sendo difícil esta sua eterna ausência.
Confesso que tenho vários ídolos,alguns do futebol,outros da televisão,da música e até posso citar os nomes de alguns ídolos meus são eles :" PELÉ,ZICO,ROBERTO DINAMITE,HELCIO JACARÉ,MARINHO CHAGAS,ROBERTO CARLOS,BENITO DI PAULA,TARCÍSIO MEIRA,PAULO GRACINDO.LIMA DUARTE,FERNANDA MONTENEGRO,EVA VILMA,mas existia uma pessoa que para mim ele era e sempre será o meu ídolo dos ídolos e ...





















Infelizmente o meu maior ídolo já não se encontra aqui entre nós,ele partiu e foi morar no céu o nome dele é DOBICO,ele foi e continuará sendo o meu ídolo de todos os tempos.
O DOBICO representava para eu mais do que um simples irmão ele era uma espécie de meu segundo pai,na verdade ele era o sucessor do nosso pai na hierarquia da família,atravéz dele conheci o ESTÁDIO MACHADÃO pela primeira vez em outubro de 1972,graças a ele conheci o mar pela primeira vez,graças a ele aprendi a dirigir,graças a Dobico aprendi a datilografar pela primeira vez.
Mano quero que saiba que jamais esquecerei de ti,aquele respeito que sempre tive por ti,aquela consideração e aquele carinho,continua perpetuado agora nas pessoas de seus netos Luis Henrique e Louise,valeu mano,não existe tempo algum que me faça te esquecer,continuarás vivo na minha memória e no meu coração por todos os dias da minha vida até a eternidade.
Um beijão desse seu mano que te ama demais ...














































































MAIS HOMENAGENS!!!   Mais três fotos para que os conterrâneos espalhados pelo Brasil, possam reviver através das imagens momentos que ficaram marcados na vida de todos, cada um com sua interpretação e com o seu enredo.
Foto que me foi enviada por Bento penúltimo (agachado), o 1º em pé é o saudoso Zé Rolinha, quem souber a ordem dos demais atletas e o ano da foto por favor comentem que atualizarei com informações precisas.
EM PÉ : Maguila,George,Ferrão,Saidan Abdala,Bené e Zé Wilson... 
AGACHADOS : Chagas Gerônimo,Popay,Erinho,Altair,Babal Grande e Eli.
Informação dos nomes dos atletas colaborando com o nosso blog o amigo Cidoka que hoje reside em Manaus-AM

Time da SANBRA: Expedito, João Maria de Zé Adão, goleiro não conhc, 
agachados: João Batista, Nilson, Walter de Zé Gomes, Tarinha e não conhc

As duas últimas fotos como também os nomes dos atletas da equipe da SANBRA foram do orkut de Fernando Ferrão que vem contribuindo com muitas informações para o nosso blog. Sinceros agradecimentos.



PARTE IV
Como prometido, a postagem de hoje é da equipe do UIRAPURU da fazenda do major Theodorico Bezerra, uma equipe muito boa formada pela maoria de jogadores da família de seu Valdecí.
Por várias vezes nas tardes de domingo no estádio Aprijão, assistí grandes jogos de futebol ao mesmo tempo em que ouvia as marchinhas carnavalescas ao som da sempre afinada charanga do Uirapurú.
O time do final da década de 80 era de Pedro Japonês, empresário que cultivou por alguns anos uma grande produção de melão no município tangaraense nas terras da fazenda do major Theodorico Bezerra.
Anos depois ví jogando um garoto de São José do Mipibú na equipe do Uirapurú, que mais tarde despontava como um dos bons jogadores do estado que vestiu a camisa do Abc, trata-se do atacante Joãozinho "o danadinho". 
Uma equipe sempre organizada e com bons valores individuais merece também destaque no quadro HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE. 
As fotos me foram enviadas por Waltinho, agradeço pela gentileza. Estou aguardando fotos do amigo Beral que me garantiu que tem fotos do tempo do auge do seu futebol em 1964, logo que conseguilas postarei.

EM PÉ: Antônio Lucas, Zé Chato, Beral, Zé Pool, Barbosa e Maninho.
AGACHADOS: Francisco, Zé Mariz e Chico Bento.
Não sei qual o ano da foto que foi me passada pelo amigo Zé Mariz (Deca Cirilo), quem souber o ano favor postar comentários e nos ajudar a passar informações precisas das fotos inseridas no blog.

Devido ao sucesso que o quadro "HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE" vem fazendo criamos um link exclusivo na parte lateral da 1ª página para que o acesso seja facilitado, as novas postagens serão colocadas na sequência normal de publicação e posteriormente anexaremos com as primeiras postagens para que a matéria fique de uma forma mais completa.

Mais uma vez agradecimentos pelos acessos e comentários. Próxima publicação será da equipe do Uirapurú de Pedro Japonês e Wanderlei no final da década de 80.
____________________________________________________________________


HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE PARTE II
TANGARÁ E SUAS GRANDES EQUIPES DE FUTEBOL
Por Nildo Ângelo blog seitangara

Com a 2ª matéria sobre o futebol arte, ainda falando sobre equipes e atletas que marcaram histórias no nosso município, na grande maioria dos registros confirmados em fotos relacionadas abaixo logicamente que não presenciei, mas  tomei conhecimento devido ao bom futebol que o pessoal jogava e até hoje se comenta as jogadas individuais e a facilidade de formar grandes equipes que jogavam coletivamente. Tempos que a memória não apaga, mas infelizmente não voltam mais.

Para os principais personagens da nossa história, qualquer terreno batido era um grande campo de futebol, o "Kichute" era confortável e a bola de capotão ou de couro que na chuva pesava uma barbaridade...Eram pequenos detalhes, que passavam despercebidos à uma época de encanto onde o "amador" e o "amor" não era apenas palavras que rimavam, mas, representavam verdadeira paixão pelo futebol, o jogar pelo prazer e pela satisfação, algo que infelizmente torna-se cada vez mais raro nos dias atuais.
CAERN FUTSAL: Dr. Duda, Codka, Ferrão, e César.
Apriginho, Gilmar, Nascimento e Joãozinho Peroba.

INDEPENDENTE DE DOBICO: Babal Grande, Marcone, Ferrão, Domingo, Tico, Zé Chato e César Barbosa.
Zé Honório, Nascimento, Ubiratan, Maninho e Joãozinho Peroba.

AMERICA DA PEDRA: Time de Assis da Pedra

PONTE PRETA: Ferrão, Dobico, Zé Pretinho, Zó, Bento,--- e Cidoka.
---, Champirra, Renato, Zé Honório e Dr. Duda.

2º FERRÃO O MELHOR TIME QUE TANGARÁ JÁ TEVE: Eduardo, Rubens, Ferrão, João Maria, Zé Arnaldo, Marcos,  Maninho, Ubiratan e Canindé.
Paulinho, Pontinha, Barata, Zé Augusto, Pelé, Peixoto e Bizel.

Lembrança da quadra 31 de Março, hoje merecidamente batizada de Manoel Barbosa, mas infelizmente tratada com descaso e está abandonada, tem arquibancada e um bom espaço que deveria ser aproveitado. 

TRAIRI
 
Bolachinha, Marcones, João Maria, Genário, Jeová Alves, Mala Véia, Zé Pretinho, Tico, Domingo, Luiz Barbosa, Tamborete e Chiquinho
As fotos foram gentilmente cedidas pelo amigo Fernando Ferrão que comenta-se que jogava muito, não posso afirmar, pois não acompanhei, quem testemunhou a época do "craque" que comente o espaço está aberto.  
Ferrão mostrando habilidade com a velha "companheira."
_________________________________________________________________________________


HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE PARTE I

 HOMENAGEM AO FUTEBOL
por Nildo Ângelo
Publicaremos matérias em homenagem aos grandes momentos do futebol arte, seja no profissional ou no amador que seja um destaque individual ou coletivo e que de alguma maneira tenha ficado na memória dos amantes do futebol, independente das cores clubísticas que tenha em seu coração. O novo quadro do nosso blog será intitulado de “HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE”. Espero que curtam o “novo” quadro. veja abaixo a 1ª matéria.

PONTE PRETA DE TANGARÁ-RN
fotos cedidas por Hadayltton Freire
Nada melhor do que recordamos a infância e para começar com o pé direito o quadro citado acima, retornarei aos anos 80, quando comecei a acompanhar futebol no campo de futebol da nossa cidade o “Aprijão”.

Tive o prazer de presenciar grandes jogos, o campo sempre lotado, as torcidas vibrantes como a tradicional charanga do Uirapuru... E o espetáculo não no gramado, mas, no campo duro que apesar de firme levantava poeira a cada lance mais disputado.

Os atletas de destaque: Ubiratan, Nascimento, Zó, Champirra, Zé pretinho, Pelé... É também tivemos um Pelé no futebol tangaraense e jogava muito, os atletas citados e mais outros elevavam o nome do nosso município às demais regiões potiguares, através principalmente do grande campeonato amador que existia na época “o matutão” que era representado pela histórica e tradicional Ponte Preta, que fez uma espetacular campanha em 1979 (não acompanhei tinha apenas 2 anos) conquistando a fase regional com destaque na imprensa estadual através do jornal impresso.
o Pelé tangaraense
A ponte preta de grandes conquistas e tradição infelizmente não faz mais parte das equipes do município deixando na lembrança de todos que acompanharam aquela equipe jogar a certeza de que aqui em Tangará já presenciamos o FUTEBOL ARTE!

Agradecimentos ao meu amigo Hadaylton Freire que gentilmente cedeu do arquivo pessoal às fotos da época, verdadeiras relíquias.

Desejo de saúde ao meu amigo ex-atleta Zé Pretinho que se encontra em São Paulo recuperando-se da cirurgia feita no coração.
Zé Pretinho
Abraços a todos que acompanham o blog, em breve mais uma postagem no quadro “HOMENAGEM AO FUTEBOL ARTE”.


TANGARÁ-RN E OS GRANDES TIMES DE FUTEBOL


A foto acima do matutão de 1974 foi cortesia do álbum do amigo Hadayltton Freire, um verdadeiro selecionado tangaraense que disputou algumas competições regionais em grande estilo e que infelizmente não temos o privilégio de assistir nos dias atuais. Pois como diz um adágio popular "já não se fazem mais craques como antigamente".
 A foto do Flamengo de Assis da Pedra, pertence a Demó que também me passou uma foto de futsal de 1968 que será postada depois, com os seguintes atletas: canhoto, Demó, Maninho de Chico Lima, Ivo da Âncora e Deca.
Quem sabe o nome deste time?
Mais uma foto do amigo Hadayltton Freire, com o nome de todos os atletas, ainda não sei o nome do time mas certamente receberei a informação de algum amigo que nos acessa.

A próxima postagens atenderá à pedidos, fotos de futsal na época da quadra em frente a casa de Zé Guilherme, com a seleção de Tangará com Bubu, Gerson....Gilberto. Aguardem!


FUTEBOL ARTE TANGARAENSE TAMBÉM NO FUTSAL

Por várias vezes ouví relato do meu pai sobre bons jogos e grandes jogadores de futebol de salão que Tangará já teve principalmente na época da quadra de esportes em frente à casa de Zé Guilherme (hoje praça de eventos). Havia jogadores realmente bons, mas os que mais se destacavam eram Gerson Barbosa e Gilberto da SANBRA, me falou também que no tempo do prefeito Aprígio Fernandes Pereira, foi quando o poder público valorizou o futebol em nosso município, dando condições as equipes em uma época de dificuldades. Relatou a vinda de um dos maiores narradores de futebol que o nosso estado já teve: Souza Silva da rádio Cabugi que se fez presente para transmitir a final de uma competição municipal.

Acompanhei bons jogos, não como os da época de “ouro” do nosso futebol, já na quadra 31 de março que por sinal mais um marco do Sr. Aprígio que fez grande benfeitoria não só para o esporte, mas para o lazer e o bom desenvolvimento do nosso povo, e hoje a praça de esporte que já foi o principal palco do futsal da nossa cidade infelizmente encontrasse no mais completo abandono.

Segue fotos de épocas distintas: Quadra do centro da cidade e da quadra do clube (31 de março). Comentem acrescentando detalhes e se possível narrando algumas passagens do futebol que tem muita história para contar, tanto que não estive presente, mas já tive o prazer de ouvir algumas vezes e também de ler comentários aqui mesmo no blog dos grandes jogos e jogadores de Tangará de outrora.
QUADRA 31 DE MARÇO (FOTO HADAYLTTON FREIRE)
QUADRA 31 DE MARÇO (FOTO RUI BARBOSA)
FOTO CHAGAS GERÔNIMO
QUADRA ANTIGA (FOTO DEMÓ)
QUADRA ANTIGA (FOTO RUI BARBOSA)
LUIZ BARBEIRO, DEDÉ DE CLÍNIO, SAMUEL FONSECA, PÉ DE RODO.
GERSON BARBOSA, IVO DA ÂNCORA E CANHOTO.
QUADRA ANTIGA (FOTO RUI BARBOSA)
Por Nildo Ângelo Blog seitangará

51 comentários:

  1. FERNANDO/FERRÃO DE TANGARÁ12 de agosto de 2011 às 08:38

    parabens nildo, por vc fazer esta linda homenagem a todos os jogadores que fizeram parte da historia de minha terra/tangará do passado,mesmo assim quero dar os meus elogios (in memoriam) a dobico que foi ele quem fez o nosso futebol ter uma arrancada na midia naquela época, pessoa que deu força e chance para mim , ubiratan, joãozinho e outros no meios de varios veteranos por exemplo tati, docão, marcos, carlinhos de santa cruz que neste tempo eram os melhores centro-avante, naldo de camprestre e outros, realmente eram craques,pena que hoje só vejo mesmo por televisão, quero aqui mas uma vez te agradecer até mesmo em nome de todos, porque tem muitos que não tem acesso a net, pelo seu blog em abrir espaço, que poucos ainda não sabe!! mesmo assim vou comentar com varios amigos para que procure acessar tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gostei tanto de ver isso, Fernando. Gostaria que meu pai visse isso, Zezinho - José Terto. Irmão de Luís Terto. Eu sou Simone, a filha mais velha dele. Encontrei esse blog procurando fotos de Monsenhor Severino Bezerra. Uma de time de futebol me chamou a atenção por lembrar do meu pai. Ele tem uma foto dessas. Da época de algumas dessas. Se eu encontrar vou escanear e mando pra você pelo Facebook.

      Excluir
  2. nossa fiquei muito contente em ver as fotos deste craques das antigas, que neste tempo eu andava acompanhando estes times, que bom este blog fazer este trabalho em postar esta fotos, que me deu muita recordações e saudades, vc que foi o inventou deste blog meus parabens e concordo plenamente com o zagueiro ferrão e uns dos melhores goleiro de futsal e todos do seus tenpos.
    lembro de gerson filho do sr. miguel barbosa que era um craque em destaque com gilberto da sanbra, valeu amigo o sr. nildon

    ResponderExcluir
  3. Agradeço à todos que acessam e comentam no blog, tive a felicidade de quando criança assistir alguns jogos dos craques citados na matéria, e realmente não é lenda realmente os "caras" jogavam barbaridade, estou tentando resgatar algumas fotos para está sempre postando imagens que realmente relembra e nos faz voltar a ser criança por alguns segundos...agradecimentos de coração.

    ResponderExcluir
  4. PEDRO DA PINHA, LONDRINA PR12 de agosto de 2011 às 21:31

    LEGAL VER ESTAS FOTOS DOS JOVENS DA ERA DO ANO DE 70,80,90 QUE HOJE ME TRAZ, UMA IMENSA ALEGRIA DE VER E REVER ESTAS FOTOS BEM PRESERVADAS, MEU AMIGO BLOGUEIRO, NESTE MOMENTO ESTOU ME SINTINDO PRESENTE EM TANGARÁ JUNTO COM TODOS,VOCÊ ME DEU ESTAS FOTOS DE PRESENTE, AQUAL JÁ MANDEI REVELAR EM FOTOS PARA MINHA SALA DE MINHA CASA, OBRIGADO AMIGO E ESPERO MAS FOTOS DAS ANTIGAS, SUCESSO NO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  5. LINDO COMENTARIOS DOS MEUS CONTERRANEOS E PARABENS POR ESTE BELO TRABALHO DESTE BLOG.

    ResponderExcluir
  6. mesmo im memoria quero lembrar a vocês dos jogadores, pelado, cesar barbosa pai de cesar, joão maria costa era irmão de mima, domingo irmão de zé preto, chiquinho, dobico, docão, bolachinha que chegou ajogar como um bom centro avante, una e outros que merecem a ser lembrado, quero agradecer a todos que faz parte deste blog que já tá fazendo sucesso. quero que todos amigos de nossa terra que esteja aqui em são paulo, que veja este blog.

    ResponderExcluir
  7. estou em volta redonda, recebi uma ligação do meu tio inacio, que trabalhou nos tempos da ancora e sanbra e hoje é aposentado, filho de tangará! hoje ainda morando com seus filhos em osasco, seu
    neto mostrou a ele fotos antigos no orkut do ginasio rui barbosa e tambem fotos neste blog, aqual me deu uma oportunidade de transmitir o meu recado para minha querida cidades, que me fez hoje ficar muito emocionado pelas fotos de tão gradeza e de importancia para quem da o valor de resgatar a nossa historia, conforme vi acima o comentario de elton, você inventor deste orkut do ginasio e tambem garotão niltom do blog, vocês é merecedor de um troféu.

    ResponderExcluir
  8. DOCÃO FOI UNS DOS MELHORES GOLEIRO DE FUTSAL, EM SEGUIDA APRARECU FERRÃO QUE TAMBEM FOI UM GRANDE GOLEIRO, DEPOIS APARECEU ZÓZÓ, LEGAL DE FERRÃO QUE ERA GOLEIRO E TAMBEM UM GRANDE ZAGUEIRO, QUEM SABEM MUITO A HISTORIA DE FERRÃO É TATI, ZÉ CHATO QUE TAMBEM FOI GOLEIRO DA PONTE PRETA, FERRÃO FOI UMA JOGADOR MAIS CATIMBEIRO E GRANDE MOLEQUE, VOLTO DIZER TATI SABE MUITA HISTORIA DE FERRÃO,
    OBS.( Tinha um centro avante chamado marreco que era profissional do antigo riachuelo, jogando tangará e richuelo o tal de marreco dando trabalho a ferrão ,ferrão pegou o dédo e meteu rsrsrs em marreco, marreco ficou calado rsrsrs fernando foi treinar pelo s.cruz da c. da esperança rsrsrs quando ferrão viu marreco pegou a chuteira e fez carreira para rodoviaria até hoje, nunca mais ferrão foi rsrsrs tati sabe de tudo, eu sou zé roberto aposentado pela refsa, joguei ai nos tempos de dobico,docão,bocão e cid que foi casado com a prima de zé maria irmão de toinho, mas vi este blog pelo orkt de minha cidade, que mesmo quando vejo foto de tangará me traz rcordação desta cidade que me acolheu tão bem, sendo que faz mais de 30 anos que nunca fui ai, mas com a chega de santa rita em s .cruz, eu penso em visitar as duas cidades, quando vi a foto de ferrão, neste tempo ele era um garoto, mais tinha altura e me lembro que ele vivia na casa de dobico, lembrei de muitas coisas, fiquei triste com a morte de docão, bocão, domingo e a de dobico, a onde tiver a oportunidade de visitar e me encontrar com ferrão, nesta hora foi pouca a conversa poque ele estva muito triste, mesmo assim me deus uma grande atenção, nesta oportunidade quero mandar um abraço para vc ferrão... vc hoje parece com casagrande conforme vi sua foto com a bola ainda em pé, mas com o bem, sei que você hoje é um homem grande homem, agradeços todos amigos a quem me lembra na deca de 1970/2, melhores momento quando era garotão.

    ResponderExcluir
  9. kkkkk essa foi boa de ferrão kkkkk mais é verdade, quem sabe muito é zé maria kkkkk
    melhor comentario de todos, veja que até
    no orkut dele é com brincadeiras.

    ResponderExcluir
  10. leonildon medonça sá14 de agosto de 2011 às 01:38

    mais uma oportunidade para os meus favorrritos, quando chegar do trabalho e depois do jantar, e acessar e ver este blog de minha cidade, com o futuro da manhã. seu trabalho com esta escolinha, tambem com o resgate da nossa historia, conforme já vi varios comentarios dos times das antigas de nossa cidade, foi bom ver varios jogadores, pelé, ubiratan, joãozinho, ferrão de dona cila, nascimento, apriginho, maninho de herminio, zé preto que fundou a ponte preta, e outros jogadores, lindo comentarios de varios amigos da terra.
    14/08/11 G. VALADARES MG

    ResponderExcluir
  11. esta foto de zé mariz, sendo em pé de antonio, zé chato, beral, zé pool, barbosa, agachados de chiquinho, zé mariz e chico bento, este time era de fustal, rpresentava a sanbra, nos 1ª camp municipal de fustal, logo no incio da quadra construida pelo sr aprigo fernandes, boas recordações

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Sr. Evandro pelas informações, nos ajuda bastante fazendo com que as nossas postagens estejam mais completa, agradeço por nos acessar e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. delio pereira, ex funcionário da sanbra17 de agosto de 2011 às 17:59

    quero dizer que zé preto e seu irmão junto com zé rolinha, beral e pedão, foram o fundador do futebol da baixada, onde existia o marizão que todas as tarde tinnha as melhores peladas, com dobico, cesar, gerson barbosa, cica irmão de savinho, deca, zé lorinha, pedaão, beral,gilberto da sanbra, maninho de chico lima , paulo e sendo da turma mais jovens, maninho de herminio,m ubiratan, ferrão, apriginho e outros, que neste tempo!!! muitos toredores ao beira do campo. muito bom e parabens pela estas fotos,

    ResponderExcluir
  14. fizemos 3 comentarios sobre a 1ª foto que tem naldo em pé e catolé agachdo e não saiu comentarios, devido a movimentão da foto, você perdeu varios comentarios, conforme eu, marcio, helso e divino, mas velau estas fotos, que seu blog tá fazendo fazendo sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Sr. Nelson pelos elogios. Quanto a movimentação das fotos, as primeiras postagens continuam na data da publicação e na sequência eu anexo em um único lugar (FUTEBOL ARTE TANGARAENSE) para facilitar as visualizações, para os leitores. continuem acessando e deixando comentários...Um abraço

    ResponderExcluir
  16. FERNANDO/FERRÃO DE TANGARÁ19 de agosto de 2011 às 08:47

    foto do time da telern, onde eu era funcionário da mesma/telemar, sendo hojé OI, foi organizado por mim o tecnico era zé wilson, que foi 1ª tecnico da seleção de tangara na minha geração no futebol de futsal, onde tivemos varias vitorias em diversas cidade, com, eu sendo o goleiro, maninho de chico lima que é meu cunhado, maninho de herminio, meus amigos de infancia joãozinho berlaminio, ubiratan, tendo tambem zé arnaldo que é irmão de reginaldo amador, esse time varias vezes ganhamos dentro da cidade de campestre onde tinha um dos maiores craques do R.G.N. que era naldo brandão, dequinha e outros como tambem santa cruz tinha carlinhos, colega, galego gentil e outros, era realmente futebol arte, sabendo que antes quando eu era garotão tinha a seleção de tangará que sempre foi destaque no rio grande do norte na decada de 60 a 70, tempo de gilberto da sanbra cunhado de zeza lacerda, dédé de helena primo de cidoca, alcemir, deca de alfredo primo de luiz barbosa, tendo o craque gerson barbosa, tambem seu primo cica de ramiro neste tempo champirra bem jovem era reserva, com grande futebol, isto tudo era na antiga quadra, por traz da rodoviaria, onde se jovagava varias peladas rsrsrs apostando laranja e picolé, porque neste tempo não existia dindin, mas era pelada de manhã até 00:00hs iluminação a vontade por conta da prefeitura, tudo porque era quadra livre e no centro da rua, mesmo assim parabenizo esta nova geração, que alcançará um objetivo de ser campeão, este sempre foi o nosso sonho, só que naquela época era mas dificil, porque só existia apoio de muitos para os times de nomes famosos,
    exemplo da midia e os comerciantes de alta do R.G.N. todos se fazia presente com total apoio.

    ResponderExcluir
  17. FERNANDO/FERRÃO DE TANGARÁ19 de agosto de 2011 às 09:28

    na minha opinião o maior craque de todos os tempos na historia do futebol de tangara, foi GILBERTO DA SANBRA, inclusive vi uma foto dele no orkut do ginasio rui barbosa recebendo um titulo da camara dos vereadores, e achei muito justo porque na época ele foi um exemplo de otimo jogador para todos nós e foi destaque no rio grande do norte e na paraiba, quem acompanhou os jogos dele tem até hoje marcado na memória as jogadas espetaculares feitas por ele, ficou na historia do tempo, porque hoje não se vê mais nem na seleção brasileira de futsal.digo e confirmo.

    ResponderExcluir
  18. Pois é Ferrão, não tive o privilégio de acompanhar os bons tempos do futebol de salão tangaraense nos tempos da bola pesada. Mas meu pai sempre me falou que Gerson Barbosa e Gilberto da Sanbra eram verdadeiramente craques.

    ResponderExcluir
  19. SR. NILSON ANGELO, foi um prazer de chegar na casa do meu amigo evandro, ele me mostrar cada
    foto das antigas do futebol de minha terra, vi
    muitos amigos dos meus tempos, onde faz mas de
    30 anos ausente desta cidade, mas hoje me senti
    presente ai em tangara, nossa esta fotos aqui em
    são paulo tá sendo muito comentados por todos
    devido este seu blog, mas uma opção para matar
    nossa saudades, alegria em ver tati, zé preto e
    outros, que bom e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. RECORDAR É VIVER O FUTEBOL ARTE DE TANGARÁ, BONS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM JAMAIS. ACOMPANHEI TODOS ESSES MOMENTOS. SUCESSO SEI Tangará.

    ResponderExcluir
  21. expedito,você tem razão e disse tudo, recordar é viver! lindas palavras, Nilton o amigo expedito tem historia tambem no social e futebol no tempo do inicio do municipal clube, onde foi uns dos primeiro
    diretor social. parabem para vc nildo e principalmente expedito pelo este lindo comentarios.

    ResponderExcluir
  22. quero ver uma foto de futsal do tempo da quadra velha do ano de 1963 e depois foi murado pelo
    pai de casuza, que morava de frente a quadra,
    onde tinha uma cacimba na calçada do comeciante
    miguel barreto, foi uma bom ver estas fotos que
    traz muitas recordações.

    ResponderExcluir
  23. amigo ferrão, vc lembra que este time do trairi o qual vc jogou varias vezes,e eu sei que você tem otima memoria para lembrar que as camisa deste time era de meia e ainda eram mas pintadas com tinta/tigimento com todas camisas em agua quente e ainda mais o nome que tinha na camisa trairi esporte clube ou seja o logotipo era feito com pincel normal, devidos as dificuldades finaceiras, mas era um time que tinha muitos craques, como os dois irmão ramon e nilto, que trabalhava no plantio das tomates, e ainda zibio de campestre, rubens de serra caida, pelé que era um craque , dupla de zaga com ferrão e zé ivo, nuna e galego, foi uns dos melhores times, na epoca do matutão, e na minha opinão era melhor do quer este campeonato estadual.
    quero agradecer a este blog por este espaço de dar oportunidades aos filhos ausentes, tambem conforme já vi os outros meus conterraneos, fazendo varios comentarios, tambem quero agradecer a vocês organizadores de blog maravilhoso.
    obrigado ao povo da minha terra, principalmente ao orkut da minha terra, onde encontrei este blog.
    luiz vieira, atibaia sp 27/08/11

    ResponderExcluir
  24. eu luiz e meu irmão pedro27 de agosto de 2011 às 11:03

    confome fiz comentario acima quero dizer que pelé começou jogar na ponta esquerda da seleção de tangará, quando o melhor time que já se foi de zé caixiado goleiro da cidade de santa cruz, juarez de natal, tati, marcos treinador, luiz antonio de campestre, dobico, paulinho/paulo roberto ex alecrim, nicassio
    ex feverrovio de natal, ney ex riachuelo de natal e melhor camisa 9 que já passou em tangará, foi zacaria que jogou no atletico de joão machado da cidade de natal e o ponta esquerda foi pelé logo no inicio de sua carreira,
    falo toda esta historia porque neste tempo eu era pescador com 15 anos e sempre ajuduva em levar os materiass com os jogadores em troca de ir só para tangará para acistir os jogos e sempre fui muito ligado ao futebol do açude trairi e tangará, hoje tenho mais de 20 anos que sou funcionário public estadual na cidade de atibaia, mas este ano em dezenbro vou de ferias para o açude trairi matar minha saudades de infancia, acho que todos me conhece e lembra que sou filho de indica, tempo do dner ele quando bebia de dizia , meu nome é indica por eu indica onde tem peixe grande no aaçude trairi, mas meu pais faleu devido o alcoolismo, que deus mantenha com sua paz, sim quero dizer que tenho foto com eu pelé, antonio brauna irmão de pelé, tenho outra foto com dobico, docão, ferrão, ubiratan que seus avos morava lá no açude, faço questão de entregar em mãos a vocês organizadores deste blog,só em ver para mim é a melhor terapia e outros orkuts desta cidade, mas uma avez agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  25. bacana resgatar essa historia do futebol de tangara, parabens pelo tudo que vi agora,
    quero dizer que a 5º foto foi tirado no campo de serra de são bento, onde teve a deicisão dos 4 times
    finais, onde joguei, deixote de são gonçalo do amarante, aqui eu jogava pelo auto spot.

    ResponderExcluir
  26. Quantos comentários bonitos e importantes,só tenho a agradecer a todos que acessam o blog, o que é um grande incentivo para as informações aqui postadas. Cada conterrâneo que hoje por situações diversas encontram-se distantes da hospitaleira Tangará e por meio das redes sociais na internet ameniza a saudade da nossa terra, e fico envaidecido em ser citado como um dos que tem possibilitado essa oportunidade de levar imagens de um tempo de ouro vivido por cada um com sua história, com seu enredo...Por situações variadas que hoje são revividas através de risos, quando identifica alguém através das fotos tiradas em um tempo que infelizmente não voltam mais...Prometo buscar mais fotos com amigos que tenho contactado pessoalmente, no orkut onde temos vários parceiros que tem contribuído bastante para que tenhamos acesso as fotos e aos amigos nos mais distantes lugares do país deixo o meu email para que me envie com detalhes que terei o maior prazer de divulgá-las. Sinceros abraços e até novas postagens.

    ResponderExcluir
  27. alvoro lins, planalto27 de agosto de 2011 às 20:26

    parabens esta foto de 1962, onde tem rubens lóló, irmão de naldo lóló tambem foi jogador do time da ponta e preta, sendo os dois irmão de rozildo, conforme vi no orkut do ginasio rui barbosa, orkut que diz que é oculto, sempre vejo todos os dias que tem sempre fotos das antigas, a 10ª foto deste time é de naldo lóló, antonio bossal, antonio honório, babal pequeno, goleiro zózó, gilmar primo de catolé da cidade de joão camara, agachados de catolé, zé honório, babal grande, bento e joãozinho berlaminio.

    ResponderExcluir
  28. quero agracer pelas fotos postadas de futsal, tempos de jogadores de talentos, no nosso futsal
    de tangara, que sempre foi respitados pela midia
    que sempre da valor, hoje no R.G.N. tá esquecido.
    obrigado pela minha solicitação.

    ResponderExcluir
  29. paulo de freitas, marilia sp2 de setembro de 2011 às 20:53

    nunca vou esquecer os melhores jogadores e futebol de tangará, ainda mais com estas fotos que tem tudo provando a historia,assim fala todos comentarios acima.

    ResponderExcluir
  30. valeu evandro, tudo é verdade e lindo

    ResponderExcluir
  31. destas fotos de futebol, lembro de muitos principalmente do idalecio, josé maria que é filho da minha primeira professora e tambem estudei com a irmã dele betânia, josé wilson da emater, cesar da caern da familia barbosa, bubú, demó que é irmão de catota, dobico, dédé de clinio, joão berlaminio que é irmão de mininha professora, ubiratan filho de manoelzinho furtuoso, cidca, apriginho, fernado de dona cila da prefitura, tinha sua irmã rita casada com romildo de chico lima, dedé de helana de joão paizinho e irmão de pé de rodo, docão, deca alfreo, babal e ouros, foi bom tambem ver estas fotos.

    ResponderExcluir
  32. dobico figura de grande importacia no futebol de tangará, que deus tenha em bom lugar.

    ResponderExcluir
  33. savinho de cila, irmão de ferrão12 de setembro de 2011 às 23:17

    esta foto do time de luiz barbeiro, acho que faz mais de 40 anos, que cortei a ultima vez o meus cabelos e fui embora para são paulo, hoje tive
    a oportunidade de ver em fotos, mesmo assim boas
    recordações

    ResponderExcluir
  34. Raimundo de zacarias, belem pa15 de setembro de 2011 às 22:14

    cara q legal, estas suas fotos das antigas, meu parabens pela sua linda iniciativa, mesmo assim
    tenha uma boa saúde e saia logo desta com toda
    felicidade e saúde e paz

    ResponderExcluir
  35. eduardo marinho filho de D . cila17 de setembro de 2011 às 16:43

    empé: chagas camarão elton e wandeley
    agachados hudson e luizinho

    ResponderExcluir
  36. QUERO SIM AGRADECER EM TER POSTADOS ESTAS FOTOS
    TÃO LEGAL, TAMBEM AO ORKUT TANGARÁ RN, EM VER
    TODAS RECORDAÇÕES
    VELTON, ACARI RN

    ResponderExcluir
  37. edson, filho de luiz vieira, volta rj26 de setembro de 2011 às 08:09

    gostaria de ver de novo a foto do convite da festa dos amigos, para que eu leia os comentarios
    a qual não vi, agradeço

    ResponderExcluir
  38. espero que todos esses amigos, esteja presente na festa do 3º encontro dos amigos.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Nildo, Blog Riquíssimo... Aí vemos a Antiga quadra, que, se reformada (merece reforma) ainda seria de grande serventia aos esportistas de nossa terra, além de tudo, um marco na história do nosso município. Quem sabe um dia Deus me concede a benção de fazer alguma coisa pra mudar essa história... Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  40. è isso mesmo Jantuir, a antiga quadra foi onde assisti a grandes campeonatos de futsal, hoje está abandonada, temos dois ginásios na cidade e a quadra que hoje está sem uso deveria ser transformada em uma arena de areia para futebol de areia, volei, preparação física, já tem arquibancadas e toda uma estrutura falta tão somente a vontade politica. mas tenho a esperança que o dia tudo vai mudar.

    ResponderExcluir
  41. esta faltando fotos do vasco de José Wilson Pinheiro.

    ResponderExcluir
  42. esta faltando fotos do vasco de José Wilson Pinheiro.
    contato:welson@rn.gov.br

    ResponderExcluir
  43. eu sou amigo: orkut do ginasio rui barbosa6 de fevereiro de 2012 às 22:28

    gostaria de saber se esta pessoa de nome welson@rn.gov.br é filho de sr. cabral, ex fiscal do estado, se for pode add
    ORKUT do ginásio rui barbosa.

    ResponderExcluir
  44. ISSO TUDO É HISTORIA COM LINDOS COMENTARIOS.

    ResponderExcluir
  45. Pelé é o pai de SEEDORF!!
    Jogava muito!

    ResponderExcluir
  46. nasci em tangará em 69 e sai ainda menino para morar em outra cidade,em 78 mais tenho muitas lembranças desse povo acolhedor; meu pai se chama duda da padaria, que morou nessa cidade na decada de 60 e 70( Francisco de Sales Cassiano)

    ResponderExcluir
  47. Fiquei muito feliz em conhecer toda a historia do futebol tangarsense. Mais feliz em poder ter visto uma das fotos que tem meu querido e amado pai " chico Bento". Parabéns pelo blog e sucesso.
    Sérgio (filho de chico Bento) - Maringá - Paraná

    ResponderExcluir

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br