Fonte: www.cob.org.br
Saulo Cruz/Exemplus/COB
|
Duas atletas do interior do Rio Grande do Norte, que ganharam bolsa para estudar no Expansivo Colégio e Curso, da capital Natal, foram as maiores destaques na estreia da equipe no torneio feminino de futsal dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para atletas de 15 a 17 anos. Na tarde desta terça-feira, dia 15, as potiguares golearam o Colégio Santíssima, de Maceió, por 10 a 0 na estreia das duas equipes pelo grupo A da terceira divisão.
Capitã do time, a camisa 10 Isabella Souza nasceu em Mossoró (RN) e há dois anos deixou o conforto da casa dos pais para morar sozinha em Natal. Com muita técnica e um chute potente, a atleta de 16 anos marcou quatro gols na vitória do time potiguar, em jogo disputado no ginásio da Funad.
"Treinamos forte desde o início do ano para conquistar esse título para o Rio Grande do Norte. Nosso time está preparado e a gente não esperava dominar a partida com tanta facilidade. Mas esse foi o resultado do nosso treinamento", disse Isabella, antes de falar um pouco sobre a sua vida. "Estou perseguindo o sonho de ser jogadora profissional e pra isso eu tive que deixar a minha cidade natal. Morar sozinha é muito difícil, mas todo o esforço vale a pena".
Nascida na pequena cidade de São Bento do Trairi (RN), cidade com 3.909 habitantes segundo o censo do IBGE de 2010, a fixo e ala direita do time potiguar, Giselly Thais Oliveira, de apenas 15 anos, também se destacou na partida. O domínio de bola de encher os olhos e a desenvoltura dentro de quadra, são os pontos fortes da jovem que deixou a sua cidade natal com apenas 12 anos para estudar e defender as cores do Expansivo.
"Minha família é muito pobre, muito humilde e o esporte está me dando oportunidades que os meus pais não puderam me dar. O futsal está abrindo muitos caminhos na minha vida. Hoje eu estudo no Expansivo, mas no ano que vem já acertei tudo para estudar e jogar no Barateiro, time da melhor jogadora do mundo de futsal. Eu, a Isabelle e a Emmily (camisa 7 da equipe e autora de gols na partida) já estamos de malas prontas para jogar lá no ano que vem", afirmou Giselly Thais.
A jovem atua como fixo e ala direita na equipe do Expansivo e disputa a sua segunda edição dos Jogos Escolares. No ano passado, na edição de 12 a 14 anos, ela conquistou a medalha de ouro da competição. Giselly joga também no campo, onde atua de lateral direita e meia. O Barateiro Futsal é de Brusque, Santa Catarina, longe de São Bento do Trairi, e a menina sabe que verá a família raramente. Mas a vontade de vencer na vida é maior do que a saudade, pelo menos nesse início de carreira.
"Claro que não vai ser fácil, mas estou preparada para enfrentar esse novo desafio. Não estarei lá sozinha, terei minhas amigas ao meu lado", resumiu a jovem guerreira sonhadora atleta.
A equipe potiguar não deu chances ao time alagoano na partida de estreia dos Jogos Escolares da Juventude. Logo após o apito inicial, a capitã Isabella Souza chutou forte, a ágil goleira alagoana Thamyres Angelo espalmou, e Camila França abriu o placar. Logo depois, após bobeada da defesa, Emmily Gomes aumentou o placar. No minuto seguinte, Isabella bateu uma falta na barreira e a bola sobrou para Giselly Thais, que marcou um golaço no ângulo.
Na sequência, Emmily Gomes roubou a bola no ataque, driblou uma adversária e tocou para Joyce Batista fazer 4 x 0. Ainda no primeiro tempo, Emily Lima e Isabella marcaram dois gols. Assim, no 6 a 0 do primeiro tempo seis atletas diferentes marcaram gols, dando uma noção da qualidade do time potiguar. No segundo tempo, Isabella anotou outros três gols na partida e Emmily Gomes fechou o placar.
Se não fosse a atuação da goleira Thamyres e da pivô Luana Vitória, a equipe alagoana teria sofrido uma goleada ainda pior. Luana é irmã do meia esquerda Pedro Vitor, o Pedrinho, que fez sucesso em duas edições dos Jogos Escolares da Juventude e conquistou o título na edição 2011 da competição. Pedrinho hoje joga no sub-20 do Corinthians e já conquistou como titular o vice-campeonato da Copa São Paulo de Juniores, ao perder a final nos pênaltis para o Flamengo.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário