31 de dezembro data muito especial, último dia do ano e aniversário da jovem princesa do Trairi que completa hoje seu 53º ano de emancipação política. A lei 2.336 do último dia de dezembro de 1958 desmembrou o nosso município da vizinha Santa Cruz decretando assim a independência da nossa querida Tangará.
A história conta que em meados do século XX duas grandes empresas algodoeiras (SANBRA e ÂNCORA) se instalaram em nosso município contribuindo de forma grandiosa para o desenvolvimento da nossa cidade. O major Teodorico Bezerra agropecuarista e político de grande influência batizou por volta de 1952 o até então Estação de Riacho de Tangará (pássaro pulador).
“Faz parte da história que o tempo não pode apagar” esta frase do nosso belo hino composto por Amós e Chagas Jerônimo, retrata ações e realizações de alguns conterrâneos que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, a maioria das pessoas que citarei adiante infelizmente hoje encontram-se em um outro plano espiritual, mas que serão lembrados para sempre pois deixaram marcos importantes que nem mesmo o tempo conseguirá tirar dos anais da nossa história.
CAPELA: Com o desenvolvimento da cidade o 1º prefeito do município o senhor João Ataíde de Melo construiu uma capela em 1936, a construção foi em homenagem a Santa Teresinha que ficou como a padroeira local.
Aprígio Fernandes |
Dona Alba |
Dobico |
Compositor Chagas Jerônimo |
EDUCAÇÃO: Tangará sempre teve grandes mestres e representando toda a classe da educação peço licença aos demais pedindo que todos sintam-se homenageados em nome de Dona Graça que por vários anos organizou desfiles cívicos com belezas indescritíveis.
COMÉRCIO: Alguns comerciantes se destacaram em nosso município e escolhi seu Miguel Barreto como representante dessa área, quando criança e precisava de alguma coisa em casa meu pai sempre me chamava e pedia para que eu pegasse a caderneta e fosse até a mercearia de seu Miguel para comprar o que faltava.
Os nomes citados acima representam milhares de apaixonados por essa jovem cidade: hospitaleira, receptiva de um povo solidário e que aonde quer que se encontre leva TANGARÁ no coração.
Acredito em um Tangará melhor, para que possamos viver em uma cidade que sempre idealizamos para os nossos filhos e netos...Eu sonho que é possível, a gente precisa e Tangará merece.
Acredito em um Tangará melhor, para que possamos viver em uma cidade que sempre idealizamos para os nossos filhos e netos...Eu sonho que é possível, a gente precisa e Tangará merece.
Essa é a mensagem de Nildo Ângelo que é natural, residente e leva no peito o orgulho de ser chamado de tangaraense...Parabéns, TANGARÁ pelos 53 anos.
Por Nildo Ângelo
Quero parabenizar, por essa matéria muito boa grandes recordações e momentos felizes, isso é perfeito para matar a saudade de quem está distante, e curti quem está próximo, desejo votos de felicidades, terra tão linda e amada por muitos... recebam meu abraço e carinho por amar vcs.
ResponderExcluirErika Vasconys
valeu amiguinho chagas
ResponderExcluir