Neste último dia do ano utilizarei este espaço para agradecer a companhia dos amigos que nos acessam, e para minha felicidade foram muitos em 2011 e espero que o número seja a cada dia de maneira crescente no ano que se inicia.
Buscarei incrementar e tornar mais interessante o blog, para que todos os dias o seitangará seja motivo para que você ligue o pc e fique bem informado, mais uma vez obrigado e continue nos acessando.
Um 2012 de sonhos realizados e DEUS no coração de todos nós. Um grande abraço.
31 de dezembro data muito especial, último dia do ano e aniversário da jovem princesa do Trairi que completa hoje seu 53º ano de emancipação política. A lei 2.336 do último dia de dezembro de 1958 desmembrou o nosso município da vizinha Santa Cruz decretando assim a independência da nossa querida Tangará.
A história conta que em meados do século XX duas grandes empresas algodoeiras (SANBRA e ÂNCORA) se instalaram em nosso município contribuindo de forma grandiosa para o desenvolvimento da nossa cidade. O major Teodorico Bezerra agropecuarista e político de grande influência batizou por volta de 1952 o até então Estação de Riacho de Tangará (pássaro pulador).
“Faz parte da história que o tempo não pode apagar” esta frase do nosso belo hino composto por Amós e Chagas Jerônimo, retrata ações e realizações de alguns conterrâneos que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, a maioria das pessoas que citarei adiante infelizmente hoje encontram-se em um outro plano espiritual, mas que serão lembrados para sempre pois deixaram marcos importantes que nem mesmo o tempo conseguirá tirar dos anais da nossa história.
CAPELA: Com o desenvolvimento da cidade o 1º prefeito do município o senhor João Ataíde de Melo construiu uma capela em 1936, a construção foi em homenagem a Santa Teresinha que ficou como a padroeira local.
Aprígio Fernandes
PREFEITO: Como administrador do poder público citarei uma pessoa que considero que pensava a frente do seu tempo e realizou as principais obras existentes em nosso município, como exemplo destaco a praça major Lula Gomes que até os anos 80, foi palco principal para assistir: Futebol, novela, jornal nacional... Os trapalhões. Hoje pode parecer “brega” citar essas passagens, mas, faz parte da nossa história, assim como é parte integrante de um passado recente da grande maioria dos municípios de pequeno porte. Então o representante dos prefeitos nesses 53 anos de história é o senhor Aprígio Fernandes Pereira.
Dona Alba
NA SAÚDE: Tive o prazer de conhecer dona Alba Montenegro, conhecida carinhosamente por “mãe preta”, foi destaque na saúde do nosso município realizando muitos partos, tendo “pego” a maioria dos nascidos que fosse na zona urbana ou na zona rural, o principal posto de saúde da cidade recebeu recentemente e de forma mais do que justa o nome de Alba Montenegro Santana. Não poderemos esquecer nessa área o Dr. Emanoel Lopes de Mendonça médico de plantão e sempre pronto para ajudar principalmente ao pessoal menos favorecido.
Dobico
ESPORTE: Conheci recentemente o melhor atleta de futsal que já atuou em Tangará, ouvi vários comentários e narrativas sobre o que Gilberto da Sanbra, fazia com os seus adversários e arrancava aplausos de torcedores, e junto com o “baixinho” da Sanbra, destaco um desportista que colocou Tangará em um patamar acima dos nossos municípios vizinhos no tocante ao futebol, precisamente com a Ponte Preta em disputas de matutão o verdadeiro campeonato estadual de futebol amador e Luiz Fernandes Pereira o nosso Dobico comandou por vários anos e de maneira vitoriosa o futebol em nosso município.
Compositor Chagas Jerônimo
CULTURA: Cito o amigo Chagas Jerônimo e Amós que fizeram uma linda composição para o hino da nossa cidade, pena que é pouco executado, mas quem tiver a oportunidade de ouvir e até cantar... Eu recomendo.
EDUCAÇÃO: Tangará sempre teve grandes mestres e representando toda a classe da educação peço licença aos demais pedindo que todos sintam-se homenageados em nome de Dona Graça que por vários anos organizou desfiles cívicos com belezas indescritíveis.
COMÉRCIO: Alguns comerciantes se destacaram em nosso município e escolhi seu Miguel Barreto como representante dessa área, quando criança e precisava de alguma coisa em casa meu pai sempre me chamava e pedia para que eu pegasse a caderneta e fosse até a mercearia de seu Miguel para comprar o que faltava.
Os nomes citados acima representam milhares de apaixonados por essa jovem cidade: hospitaleira, receptiva de um povo solidário e que aonde quer que se encontre leva TANGARÁ no coração.
Acredito em um Tangará melhor, para que possamos viver em uma cidade que sempre idealizamos para os nossos filhos e netos...Eu sonho que é possível, a gente precisa e Tangará merece.
Essa é a mensagem de Nildo Ângelo que é natural, residente e leva no peito o orgulho de ser chamado de tangaraense...Parabéns, TANGARÁ pelos 53 anos.
A equipe do projeto "bola no pé, livro na mão" que tem o comando do supercompetente o professor Elóy Simplicio, conquistou na última quinta-feira (29) na cidade de São Pedro do Potengí, o título da competição regional sub-13 que foi organizada por Rubinho.
Na decisão do campeonato a equipe de São Paulo do Potengí venceu o selecionado de Bom Jesus por 2x1, os gols da equipe campeã foram marcados por Puan que foi também o artilheiro da competição.
Parabenizar os garotos campeões, o professor Elóy Simplicio e toda sua comissão que conquistaram de forma invicta e com 100% de aproveitamento a competição regional sub-13.
A copa revelação do nordeste que será realizada na cidade de Fagundes-PB, no período de 14 a 21 de janeiro, conheceu esta semana as equipes que disputarão a categoria sub-16. O Rio Grande do Norte será representado por São Pedro que tem o comando do competente Rubinho que realiza um grande trabalho no município de São Pedro do Potengí.
Com a equipe praticamente pronta para a competição, a equipe do professor Rubinho ficou inserida no grupo "A" que tem como cabeça de chave o Campinense Clube de Campina Grande.
A equipe do São Pedro recebe apoio total do prefeito do município João de Deus que tem sido um forte aliado do projeto esportivo que é realizado na cidade.
Natal vai sediar no período de 3 a 9 de janeiro de 2012 o Brazil Cup. O torneio envolve mais de 40 equipes locais e de outras cidades, nas categorias sub 13, 15 e 17. Este torneio vem sendo realizado com sucesso em Poços de Caldas/MG por 12 anos, recebendo equipes de mais de 30 países no que é considerado o maior torneio internacional de futebol de base do País.
Renomados atletas de grandes clubes do Brasil e da seleção brasileira já participaram das primeiras edições do evento, como Kaká e Julio Baptista pelo São Paulo, e Anderson pelo Grêmio, atualmente no Manchester United.
O Brazil Cup passa a ser realizado a partir de 2012 em várias sedes da Copa do Mundo, a exemplo de Natal, e à medida que haja uma maior divulgação no Brasil e no exterior, a partir da primeira edição, aumenta a possibilidade de crescimento do evento aqui.
Esta competição é realizada pela Fundação Athletic Center, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Norte e têm entre os inscritos times como o ABC e América de Natal, Fortaleza e Santa Cruz/PE, entre vários outros clubes e escolas de futebol.
Os jogos vão ser realizados no IFRN, campo de treinamento do América, do ABC e do Auto Esporte. No dia 3 haverá uma abertura às 16h; no dia 4, às 20h, um coquetel e congresso técnico com os dirigentes no Hotel Maine; e, a final, no dia 9, vai ser no campo de treinamento do América. Maiores informações pelo site www.brazilcup.com.br.