domingo, 30 de dezembro de 2012

PARABÉNS, PRINCESA DO TRAIRI!



A aniversariante de hoje apesar de muito jovem acumula uma história riquíssima e o seu crescimento é notório no tocante a adeptos que por aqui passam e se encantam pela sua hospitalidade e não querem sair de perto do aconchego da encantadora princesa do trairi.

Aos que por aqui residem é comum ouvir que “ela” está ganhando “corpo” acompanhado a modernização e já não é tão pacata como antigamente, mas que não deixa de ser atraente.

Aos que pelos mais diversos motivos encontram-se distante, certamente ficará sempre saudoso ao lembrar-se da sua culinária de comidas típicas como a pamonha, a canjica e principalmente o famoso pastel que é a sua especialidade. Não será surpresa se o retorno mesmo que passageiro dos que estão ausentes seja para visitar a “aniversariante” em ritmo de festa como na vaquejada, festejos juninos, festa da padroeira Santa Teresinha, festa da padroeira Santa Luzia, Natal em família... E se a saudade for do esporte o período propício é entre janeiro e fevereiro com a realização da tradicional Copa Verão de Futsal... Mas, em qualquer época do ano a aniversariante está sempre de braços abertos para receber os conterrâneos e visitantes.

A história da personagem citada começa em 1914 com a construção de uma ferrovia que ligaria Macaíba a santa Cruz gerando empregos que atraiam moradores para uma região pouco habitada, e em 1917 com a inauguração da ferrovia o povoado foi tomando corpo e desenvolveu-se com a construção da usina algodoeira SANBRA e no ano seguinte com o funcionamento desta grande empresa que foi um marco no desenvolvimento local e da região, nascia no último dia do ano exatamente no período em que deixamos para trás o que não deu certo e colocamos todos os nossos sonhos e desejos no ano que se inicia no qual sempre esperamos muita paz, amor, realizações... Sucessos... Nasce então nesse clima de esperanças renovadas a querida princesa do trairi que foi batizada pelo major Theodorico Bezerra de “pássaro pulador”.

Parabéns TANGARÁ, hoje é o “nosso” dia.

Nildo Ângelo blog SEI Tangará



 IGREJA MATRIZ DE SANTA TERESINHA
 AÇUDE TRAIRI
 PRAÇA DE EVENTOS
 PONTO TURÍSTICO RELIGIOSO: CRUZEIRO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
 CHEGANDO EM TANGARÁ
 ANTIGO PRÉDIO DA CÂMARA E PREFEITURA
 PRÉDIO DO CLUBE MUNICIPAL (ANTIGO)
 PRAÇA DA MATRIZ
TERMINAL RODOVIÁRIO
 AÇUDE TRAIRI
CÂMARA MUNICIPAL
CRÉDITOS DA IMAGENS: MANOEL CICERO FIGUEIREDO FILHO, AVANÇA TANGARÁ e FERNANDO FERRÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br