quinta-feira, 19 de julho de 2012

19 de julho-Dia Nacional do Futebol


19 de julho
Dia Nacional do Futebol

No final do século XIX, surgiu na Europa uma modalidade de esporte que encantou a juventude: o foot ball, uma disputa que exigia muita coragem e agilidade dos competidores. A notícia chegou rápido ao Brasil. Em 19 de julho de 1900, a pretexto de comemorar seu 25º. aniversário, o alemão Johannes Christian Moritz Minnemann reuniu, na cidade de Rio Grande (RS), 16 amigos no Clube Germânia, para fundar um time de futebol, o Sport Club Rio Grande. A Inglaterra enviou chuteiras, calções compridos e camisas para os jogadores. Portanto, o esporte, tal qual é conhecido hoje em dia, teve origem na Inglaterra. 

A Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) órgão fundado em 1904, é até hoje responsável pelos grandes eventos internacionais do futebol, esporte que foi incluído nas Olimpíadas a partir de 1920, embora só em 1930 tenha sido realizada a primeira Copa do Mundo. 

O Brasil tornou-se campeão mundial, pela primeira vez, em 1958. Em 1962, conquistou o bicampeonato. Em 1970, a Seleção Brasileira de Futebol conquistou definitivamente a Taça Jules Rimet e o tricampeonato, tendo como artilheiro Édson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Conhecido internacionalmente, Pelé fez 1.284 gols, fato que o consagrou como o Atleta do Século. 

Em 1994, mais uma vez os jogadores brasileiros brilharam na Copa, ao receberem o título de tetracampeões. Em 2002, o Brasil voltou a assumir a posição de destaque, com a posse exclusiva do título de pentacampeão. 

O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho, em virtude da fundação do time de futebol mais antigo do país, o Sport Club Rio Grande, cujo único título foi o do Campeonato Estadual de 1936. Em 1952, seu nome foi mudado para Sociedade Cruzeiro do Sul, data em que reabriu suas portas, fechadas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943.

Fonte:Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br