sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PARABÉNS...TANGARÁ-RN!!!


31 de dezembro data muito especial, último dia do ano e aniversário da jovem princesa do Trairi que completa hoje seu 53º ano de emancipação política. A lei 2.336 do último dia de dezembro de 1958 desmembrou o nosso município da vizinha Santa Cruz decretando assim a independência da nossa querida Tangará.
A história conta que em meados do século XX duas grandes empresas algodoeiras (SANBRA e ÂNCORA) se instalaram em nosso município contribuindo de forma grandiosa para o desenvolvimento da nossa cidade. O major Teodorico Bezerra agropecuarista e político de grande influência batizou por volta de 1952 o até então Estação de Riacho de Tangará (pássaro pulador).
“Faz parte da história que o tempo não pode apagar” esta frase do nosso belo hino composto por Amós e Chagas Jerônimo, retrata ações e realizações de alguns conterrâneos que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município, a maioria das pessoas que citarei adiante infelizmente hoje encontram-se em um outro plano espiritual, mas que serão lembrados para sempre pois deixaram marcos importantes que nem mesmo o tempo conseguirá tirar dos anais da nossa história.
CAPELA: Com o desenvolvimento da cidade o 1º prefeito do município o senhor João Ataíde de Melo construiu uma capela em 1936, a construção foi em homenagem a Santa Teresinha que ficou como a padroeira local.
Aprígio Fernandes
PREFEITO: Como administrador do poder público citarei uma pessoa que considero que pensava a frente do seu tempo e realizou as principais obras existentes em nosso município, como exemplo destaco a praça major Lula Gomes que até os anos 80, foi palco principal para assistir: Futebol, novela, jornal nacional... Os trapalhões. Hoje pode parecer “brega” citar essas passagens, mas, faz parte da nossa história, assim como é parte integrante de um passado recente da grande maioria  dos municípios de pequeno porte. Então o representante dos prefeitos nesses 53 anos de história é o senhor Aprígio Fernandes Pereira.
Dona Alba
NA SAÚDE: Tive o prazer de conhecer dona Alba Montenegro, conhecida carinhosamente por “mãe preta”, foi destaque na saúde do nosso município realizando muitos partos, tendo “pego” a maioria dos nascidos que fosse na zona urbana ou na zona rural, o principal posto de saúde da cidade recebeu recentemente e de forma mais do que justa o nome de Alba Montenegro Santana. Não poderemos esquecer nessa área o Dr. Emanoel Lopes de Mendonça médico de plantão e sempre pronto para ajudar principalmente ao pessoal menos favorecido.
Dobico
ESPORTE: Conheci recentemente o melhor atleta de futsal que já atuou em Tangará, ouvi vários comentários e narrativas sobre o que Gilberto da Sanbra, fazia com os seus adversários e arrancava aplausos de torcedores, e junto com o “baixinho” da Sanbra, destaco um desportista que colocou Tangará em um patamar acima dos nossos municípios vizinhos no tocante ao futebol, precisamente com a Ponte Preta em disputas de matutão o verdadeiro campeonato estadual de futebol amador e Luiz Fernandes Pereira o nosso Dobico comandou por vários anos e de maneira vitoriosa o futebol em nosso município.
Compositor Chagas Jerônimo
CULTURA: Cito o amigo Chagas Jerônimo e Amós que fizeram uma linda composição para o hino da nossa cidade, pena que é pouco executado, mas quem tiver a oportunidade de ouvir e até cantar... Eu recomendo.
EDUCAÇÃO: Tangará sempre teve grandes mestres e representando toda a classe da educação peço licença aos demais pedindo que todos sintam-se homenageados em nome de  Dona Graça que por vários anos organizou desfiles cívicos com belezas indescritíveis.
COMÉRCIO: Alguns comerciantes se destacaram em nosso município e escolhi seu Miguel Barreto como representante dessa área, quando criança e precisava de alguma coisa em casa meu pai sempre me chamava e pedia para que eu pegasse a caderneta e fosse até a mercearia de seu Miguel para comprar o que faltava.
Os nomes citados acima representam milhares de apaixonados por essa jovem cidade: hospitaleira, receptiva de um povo solidário e que aonde quer que se encontre leva TANGARÁ no coração.

Acredito em um Tangará melhor, para que possamos viver em uma cidade que sempre idealizamos para os nossos filhos e netos...Eu sonho que é possível, a gente precisa e Tangará merece.

Essa é a mensagem de Nildo Ângelo que é natural, residente e leva no peito o orgulho de ser chamado de tangaraense...Parabéns, TANGARÁ pelos 53 anos.
Por Nildo Ângelo

2 comentários:

  1. Quero parabenizar, por essa matéria muito boa grandes recordações e momentos felizes, isso é perfeito para matar a saudade de quem está distante, e curti quem está próximo, desejo votos de felicidades, terra tão linda e amada por muitos... recebam meu abraço e carinho por amar vcs.

    Erika Vasconys

    ResponderExcluir
  2. valeu amiguinho chagas

    ResponderExcluir

NOVO ENDEREÇO DO BLOG SEI TANGARÁ

www.seitangara.com.br